Sim, seu xixi pode dizer muito sobre sua saúde. Dependendo de como estiver sua coloração, seu aspecto físico e seu cheiro, a urina que você elimina pode indicar alguma doença ou acender um alerta de que algo não está funcionando bem.
Urina escura, mais água no copo
Se o xixi for amarelo escuro, está na hora de beber mais água. O ideal é beber tanta água quanto nosso corpo pede.
Não é amarelo? Alerta aceso
Seu xixi mudou de cor? O primeiro passo é pensar no que você andou comendo. Alimentos ricos em pigmentos, como beterrabas, cenouras e amoras, podem fazer com que a urina tenha uma cor especial, sem que você deva se preocupar com isso. Quando não é esse o caso, é hora de ligar o alerta. A urina pode indicar doenças, em geral, nos rins e no fígado.
Vermelhou?
A urina avermelhada indica a presença de sangue -esta perda de sangue pela urina é chamada de hematúria.
Marrom, verde ou azul
Problemas no fígado também podem fazer com que a urina fique mais escura, com uma coloração amarronzada. Uma lesão hepática pode alterar o metabolismo do fígado e essa mudança pode interferir na urina também.
Espuma e cheiro fétido
A presença de espuma no xixi, por exemplo, indica a presença de proteína. Esta deveria ter sido metabolizada pelo corpo, mas neste caso, foi expelida junto à urina. Não é interessante perder muita proteína pela urina.
A alteração do cheiro também deve ser percebida com atenção. Apesar de alguns alimentos, por exemplo aqueles com presença de enxofre, alterarem o cheiro da urina, deve-se atentar quando esta passa a ter um cheiro muito ruim. Isso, de acordo com os médicos, pode indicar uma infecção urinária.
Mantenha a sua saúde em dia! Beba bastante água e faça exames periódicos.