Beber água ao longo do dia e evitar períodos de jejum ajudam a revitalizar o bem-estar.
Se você chegou em casa após um dia de trabalho e sentiu que não tinha forças para fazer mais nada, saiba que não está sozinho. Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em 2013, 98% dos brasileiros com acesso à internet se sentem cansados mental e fisicamente.
E não pense que a faixa etária dos "cansados" é mais velha. O estudo nacional mostrou que os jovens de 20 a 29 anos representam a maior fatia dos exaustos.
Muitos casos de fadiga são causados por estresse, sono insuficiente, dieta pobre em nutrientes e outros fatores do estilo de vida. Entretanto, algumas mudanças na rotina ajudam a restaurar os níveis de energia. Veja abaixo algumas delas:
Exercite-se
A última coisa que você quer fazer quando está cansado é se exercitar. Mas muitos estudos mostram que a atividade física aumenta os níveis de energia. Isso porque a prática de exercícios aumenta os níveis de neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelas células do cérebro) responsáveis por dar energia e melhorar o humor, como dopamina, noradrenalina e serotonina.
Além disso, pessoas sedentárias que se queixam regularmente de fadiga podem aumentar seus níveis de energia em 20% e diminuir sua fadiga em 65%, realizando exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo, natação) regulares e de baixa intensidade.
Beba água
Você já pensou que seu cansaço pode ter alguma relação com a falta de água? A desidratação afeta negativamente muitos dos sistemas e funções do corpo, incluindo cognição, humor e desempenho físico. Aumentar a ingestão de água tem efeitos benéficos, especialmente a sensação de sonolência, enquanto diminuir a ingestão de água tem efeitos prejudiciais no humor.
Durma bem
Diversos estudos (e até você mesmo já deve ter percebido) afirmam que privar-se de sono induz a uma maior sensação de fadiga e dificuldade de realizar tarefas.
Mas a relação entre a falta de sono e o cansaço tem explicações científicas. Adultos que dormem apenas seis horas por noite - e não oito, como é recomendado -- podem ter uma maior chance de desidratação e, portanto, se sentem mais cansados no dia seguinte.
Isso porque um hormônio chamado vasopressina, que ajuda a regular o estado de hidratação do corpo, é liberada mais rapidamente quase no fim do ciclo do sono.
Então, se você acordar mais cedo, poderá perder a janela em que mais hormônio é liberado, causando uma interrupção na hidratação do corpo.
Use a cafeína a seu favor
A cafeína pode aumentar ou diminuir seu nível de energia, dependendo de quando e quanto consumir. Se consumida em grandes quantidades ou após às 14h da tarde, ela pode causar insônia e, portanto, aumentar ainda mais o cansaço. O ideal é investir em, no máximo, duas xícaras por dia, para obter os efeitos energéticos da cafeína.
Alimente-se com maior frequência
Fazer diversas refeições menores durante o dia é bem melhor para dar energia do que fazer aquele almoço e jantar exagerados, que dão a sensação de peso no estômago. Incluir lanches nas refeições do dia (como frutas ou nozes) ainda pode reduzir sua percepção de fadiga.
Isso porque o cérebro possui poucas reservas de energia e precisa de um suprimento constante de nutrientes. Não é à toa que algumas pessoas se sentem lentas depois de algumas horas em jejum.
Você pode ainda contar com Targifor C, um medicamento que ajuda na eliminação das toxinas produzidas naturalmente pelo corpo e que geram cansaço físico e mental. Ele tem arginina, uma molécula que transforma o amoníaco tóxico causador dessa falta de disposição em ureia atóxica e diurética, eliminando-os do organismo.
Comentarios