Boa parte do corpo humano é formado por um conjunto de microrganismos que vivem de maneira harmônica, formando uma comunidade conhecida como microbiota. No entanto, quando não analisamos apenas a comunidade de microrganismos, mas também levamos em consideração a expressão dos genes e como eles influenciam no ambiente, chamamos de microbioma.
A disbiose é resultado de uma má adaptação do microbioma, gerada pelo desequilíbrio entre o número de bactérias protetoras e agressoras, o que torna o trato gastrointestinal vulnerável.
Esse quadro surge por diversos fatores, estando correlacionado com o uso indiscriminado de antibióticos, anti-inflamatórios e laxantes; pH intestinal; disponibilidade de material fermentável: estado imunológico e má digestão; provocando um quadro clínico marcado por gases, diarreia e constipação.
Mas se a composição do microbioma é influenciada por diversos fatores, vale a pena fazer a sua análise?
Sim, porque ao saber a composição do microbioma é possível identificar alterações, que podem estar associadas a doenças, e também servir como referência para avaliação e acompanhamento do estado clínico e nutricional, principalmente porque, durante a infância, o microbioma pode ser modulado por uma alimentação rica em probióticos, prebióticos e simbióticos, e dietas naturais.
Pensando nisso, o DNA Center realiza o sequenciamento do microbioma intestinal para esclarecer dúvidas e informações sobre a disbiose e flora intestinal a partir de uma amostra de fezes do paciente. Saiba mais sobre o microbioma e dê o próximo passo para cuidar da sua saúde.
#dnacenter #laboratoriodnacenter #microbioma #disbiose #sequenciamentogenetico #microbiomaintestinal #examedesangue #sangue #testedepaternidade #sexagemfetal #laboratorionatal #natalrn #laboratorio
Comentários